Segundo a agência britânica de luta contra a criminalidade organizada (NCA, na sigla inglesa), o valor da mercadoria apreendida situa-se entre os 27 milhões de libras (29,8 milhões de euros) e os 120 milhões de libras (132 milhões de euros) no circuito comercial.
O navio, revistado pela polícia de fronteiras e a NCA, chegou ao porto britânico na sexta-feira. A bordo, os inspetores descobriram 1.297 quilogramas de heroína dissimulados num carregamento de toalhas e roupões.
Numa anterior apreensão no início de agosto no mesmo porto, de cerca de 398 quilogramas de heroína, foi detetado o mesmo modo de atuação.
Uma vez apreendida a droga, o contentor foi remetido ao navio, que seguiu viagem até ao porto de Anvers (norte da Bélgica), onde aportou no domingo.
O contentor foi, entretanto, conduzido até ao entreposto de Roterdão (Holanda), onde quatro pessoas que procederam ao descarregamento foram presas.
Trata-se de uma "apreensão recorde no Reino Unido e de uma das mais importantes jamais realizadas na Europa", que "priva o crime organizado de dezenas de milhões de libras", congratulou-se Matt Horne, diretor-adjunto de investigações da NCA, citado no comunicado.