Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bolsonaro quer lei que proíba ensino de diversidade sexual nas escolas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, informou hoje que pediu ao Ministério da Educação a criação de um projeto de lei para proibir o ensino de diversidade sexual ou identidade de género nas escolas para alunos com idade até 14 anos.

Bolsonaro quer lei que proíba ensino de diversidade sexual nas escolas
Notícias ao Minuto

18:26 - 03/09/19 por Lusa

Mundo Bolsonaro

"Determinei ao @MEC [Ministério da Educação], visando princípio da proteção integral da criança, previsto na Constituição, preparar PL [projeto de lei] que proíba ideologia de gênero no ensino fundamental", escreveu Bolsonaro na rede social Twitter.

O chefe de Estado brasileiro justificou, na mesma publicação do Twitter, que a medida foi validada pela Advocacia-Geral da União (AGU) que, num parecer, entendeu que o Governo Federal tem competência para legislar sobre ideologia de género.

A expressão "ideologia de género" é usada pelo Presidente do Brasil e por grupos conservadores contrários às discussões sobre diversidade sexual e identidade de género.

Bolsonaro fez reiteradas críticas a seus opositores usando este termo, que não é reconhecido pelos estudiosos, associando "ideologia de género" a partidos de esquerda que, na visão dele, estariam desviando da concepção tradicional cristã de família composta por um homem e uma mulher.

Desde a campanha eleitoral, Bolsonaro usa defesa de temas morais para aproximar-se de eleitores conservadores, notadamente evangélicos.

Em 10 de agosto, o chefe de Estado brasileiro participou de um evento chamado Marcha para Jesus, em Brasília, no qual afirmou que aquilo que classifica como "ideologia de género" seria "coisa do capeta" e que as leis existem para proteger as maiorias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório