Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Geórgia indica ministro do Interior como novo primeiro-ministro

O partido no poder na Geórgia indicou hoje ao ministro do Interior, Gueorgui Gajaria, para o cargo de primeiro-ministro, após a surpreendente renúncia do chefe de Governo, Mamuka Bajtadze.

Geórgia indica ministro do Interior como novo primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

15:52 - 03/09/19 por Lusa

Mundo Geórgia

A candidatura de Gueorgui Gajaria, de 44 anos, atual vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, foi anunciada na televisão pelo presidente do partido Sonho Georgiano, o influente bilionário Bidzina Ivanichvili.

A sua nomeação terá de ser validada pelo Parlamento que é dominado pelo partido no poder (Sonho Georgiano), o que deve ser apenas uma formalidade. O candidato também deverá ser aceite pela Presidente do país, Salomé Zourabichvili.

Esta escolha ocorreu após a renúncia surpresa do primeiro-ministro, na segunda-feira, que disse ter "cumprido a sua missão" na chefia do Governo do país, abalado por uma série de manifestações no início do verão.

Gueorgui Gajaria agradeceu ao partido Sonho Georgiano e anunciou a sua intenção de nomear o atual chefe dos serviços de segurança, Vaktang Gomelauri, para o Ministério do Interior, e Irakli Garibachvili, ex-primeiro ministro, chefiará o Ministério da Defesa.

Os parlamentares da oposição protestaram contra a nomeação de Gajaria, cantando "Vergonha!" durante uma sessão no Parlamento, enquanto centenas de manifestantes se reuniram hoje perto do prédio.

Gajaria é visto por muitos como muito próximo da Rússia, onde viveu por vários anos enquanto trabalhava para a companhia aérea alemã Lufthansa. A oposição o descreveu como "o homem de Moscovo na Geórgia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório