Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Afinal, Bolsonaro não vai estar na cimeira sobre os incêndios na Amazónia

O presidente brasileiro vai ser operado a uma hérnia no próximo domingo, mas tem de começar uma dieta líquida na sexta-feira, o dia da cimeira.

Afinal, Bolsonaro não vai estar na cimeira sobre os incêndios na Amazónia
Notícias ao Minuto

11:57 - 03/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro não vai marcar presença na cimeira sobre os incêndios na Amazónia, que vai decorrer esta sexta-feira na Colômbia, avança a BBC. O presidente vai falhar a cimeira devido à preparação para a cirurgia a uma hérnia a que vai ser submetido no próximo domingo. 

Esta vai ser a quarta vez que Bolsonaro entra num bloco operatório desde que foi esfaqueado durante a campanha para as presidenciais brasileiras.

A cirurgia vai servir para corrigir a hérnia de incisão, "que surgiu como resultado de intervenções cirúrgicas realizadas anteriormente", como explicou o médico do presidente brasileiro, Ricardo Peixoto Camarinha

Depois de ter sido anunciada a cirurgia, esperava-se que Bolsonaro participasse na cimeira. Mas esta terça-feira um dos seus assessores revelou que devido à preparação para a operação o líder brasileiro vai falhar a cimeira. Bolsonaro começa na sexta-feira uma dieta líquida. 

O assessor acrescentou que o Brasil poderá fazer-se representar por outro membro do governo ou então até poderá pedir que o adiamento da cimeira. 

Depois da cirurgia, Bolsonaro precisará de dez dias para recuperar e o presidente já prometeu que vai estar na Assembleia Geral da ONU no dia 24 deste mês, nem que seja numa "cadeira de rodas", para defender a sua política para a Amazónia, que tem sido tão criticada tanto internamente como internacionalmente. 

Os incêndios na floresta da Amazónia registaram um aumento de quase 80% este ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório