Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Iémen: Coligação diz que não sabia de presença de prisioneiros em ataque

A coligação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen declarou hoje que "não foi informada" sobre a presença de prisioneiros durante um ataque aéreo contra um centro de detenção controlado pelos rebeldes Houthis que provocou mais de 100 mortos.

Iémen: Coligação diz que não sabia de presença de prisioneiros em ataque
Notícias ao Minuto

20:53 - 02/09/19 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

"As milícias Houthis são totalmente responsáveis" por este ataque, porque utilizavam "estas instalações como um local de detenção de cidadãos iemenitas [vítimas de] desaparecimentos forçados", denunciou em conferência de imprensa o porta-voz da coligação, coronel Turki al-Maliki.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) indicou à agência noticiosa AFP que "mais de 100 pessoas foram mortas" domingo na sequência de um ataque aéreo da coligação contra um centro de detenção em Dhamar (oeste).

De acordo com Maliki, as forças da coligação, quase totalmente hegemonizada pelos sauditas, "não foram informadas" de facto de o edifício servir de prisão. "É um alvo militar legítimo onde estão armazenados drones e sistemas de defesa aéreo", disse.

A coligação intervém no Iémen desde 2015 para apoiar as forças pró-governamentais contra os rebeldes que controlam vastas regiões do oeste e norte do Iémen, incluindo a capital Sanaa.

De acordo com diversas ONG, o conflito no Iémen iniciado em 2014 já provocou dezenas de milhares de mortos, incluindo numerosos civis. A ONU tem ainda referido que este país, considerado o mais pobre da península arábica, está confrontado com a pior crise humanitária do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório