Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Boris Johnson diz não a eleições e quer Brexit até 31 de outubro

"Em circunstância alguma eu vou pedir a Bruxelas que adie [o Brexit]", referiu numa declaração ao país.

Boris Johnson diz não a eleições e quer Brexit até 31 de outubro
Notícias ao Minuto

18:28 - 02/09/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brexit

Boris Johnson fez, esta segunda-feira, uma declaração ao país e afirmou que quer que o Reino Unido saia da União Europeia até 31 de outubro. O primeiro-ministro referiu ainda que não convoca eleições.

À entrada de Downing Street, Johnson referiu que não vai pedir um novo adiamento do Brexit: "Em circunstância alguma eu vou pedir a Bruxelas que adie [o Brexit]. Vamos sair a 31 de outubro, sem 'ses' nem 'mas'", referiu, de acordo com a CNN.

Para Johnson, a aprovação de legislação que force um adiamento do Brexit seria "cortar as pernas" ao Governo. "Se há algo que pode travar-nos nessas negociações, é a sensação em Bruxelas de que os deputados podem encontrar uma maneira de cancelar o referendo, ou que amanhã os deputados vão votar em Jeremy Corbyn [líder da oposição] a favor de mais um atraso inútil", referiu.

O apelo dirige-se sobretudo a deputados conservadores que estão envolvidos numa iniciativa para aprovar legislação que evite um 'Brexit' sem acordo ao impor um novo adiamento até 31 de janeiro.

"Se o fizerem, vão simplesmente cortar as pernas da posição do Reino Unido e vão tornar impossível qualquer negociação adicional. Para mostrar aos nossos amigos em Bruxelas que estamos unidos no nosso objetivo, os deputados devem votar com o Governo contra Corbyn", sublinhou, na declaração no exterior da residência oficial.

Boris Johnson manifestou-se "encorajado com o progresso" que diz ter sido feito nos contactos com Bruxelas desde que encontrou em funções, em julho, e que as hipóteses de alcançar um acordo de saída "aumentaram".

"Eles conseguem ver o que queremos fazer, conseguem ver que temos uma visão clara para o nosso futuro relacionamento com a UE, algo que nem sempre foi o caso, e eles podem ver que estamos totalmente determinados a fortalecer a nossa posição, preparando-nos para sair, aconteça o que acontecer", vincou.

O chefe do executivo britânico reiterou que não pretende pedir qualquer adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia para além de 31 de outubro "em quaisquer circunstâncias", mas também insistiu estar convicto na possibilidade de alcançar um acordo no Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro

"Entretanto, vamos deixar que os nossos negociadores continuem o seu trabalho sem esse tipo de espada de Dâmocles no pescoço. E sem uma eleição sem uma eleição [legislativa]. Eu não quero eleições", garantiu.

A primeira-ministra escocesa já reagiu às palavras de Boris Johnson no Twitter: "Óbvio por esta declaração que Johnson não tem um plano para chegar a acordo. Se o parlamento pestanejar amanhã, ele vai conduzir o Reino Unido a uma falésia 'sem acordo' a 31 de outubro".

De lembrar que um grupo de deputados britânicos que quer legislar para evitar um Brexit sem acordo publicou hoje o projeto de lei que pretende aprovar e que sugere uma extensão de mais três meses.

Divulgado pelo deputado trabalhista Hilary Benn na rede social Twitter, o texto exige que, até 19 de outubro, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, seja obrigado a dar aos deputados as opções de aprovar um acordo de saída, de aprovar uma saída sem acordo ou de pedir uma nova extensão da data de saída para além de 31 de outubro.

[Última atualização às 18h55]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório