Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Furacão Dorian desce para categoria 4

O furacão estava na categoria 5 e foi qualificado como "catastrófico" pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Furacão Dorian desce para categoria 4
Notícias ao Minuto

16:03 - 02/09/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Dorian

O furacão que foi classificado como "catastrófico" pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) continua a atacar as Bahamas com ventos e tempestades, mas enfraqueceu ligeiramente a sua 'fúria'. 

A informação foi revelada pelo National Hurricane Center, de Miami, que dá conta que os ventos do Dorian chegam a atingir os 250 quilómetros por hora.

É expectável que, durante esta segunda-feira, o furacão continue a abalar a arquipélago e que até quarta-feira se aproxime da costa leste da Flórida

Recorde-se que cerca de 13 mil casas poderão ter sido danificadas ou destruídas pela força de ventos que atingiram os 300 quilómetros por hora à passagem do furacão pelas Bahamas, indicou a Cruz Vermelha.

Este furacão atingiu, este domingo, Elbow Cay, nas ilhas Abacos no noroeste das Bahamas, país composto por 700 ilhas. O balanço das vítimas não é ainda conhecido, mas quanto a danos materiais a agência Associated Press fala em casas destruídas, telhados desfeitos, carros capotados e postes de eletricidade caídos.

De acordo com a Cruz Vermelha norte-americana, 19 milhões de pessoas vivem nas zonas que poderão ser afetadas pela intempérie e um número estimado de até 5.000 pessoas na Florida, Geórgia e Carolina do Sul poderão vir a precisar de abrigo de urgência em função do impacto dos ventos e chuvas.

Perante este cenário, os governadores da Geórgia e da Carolina do Sul já ordenaram a evacuação de toda a costa daqueles dois estados norte-americanos e os Estados Unidos emitiram alerta para a costa este.

No entanto, o furacão Dorian já terá feito a sua primeira vítima, como estão a referir diversos meios de comunicação. Trata-se de um menino de sete anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório