Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Árvore mais alta da Amazónia ainda está a salvo

Especialistas foram ver com os próprios olhos a 'gigante' da Amazónia. Está intacta e numa zona tão remota que o risco de ser afectada pelos incêndios, dizem, é "praticamente zero".

Árvore mais alta da Amazónia ainda está a salvo

Tem 88 metros, altura que lhe confere o estatuto de árvore mais alta da Amazónia. De acordo com os especialistas, para já, está a salvo das incêndios que devastam a floresta considerada o pulmão do Planeta.

Escreve o G1 que esta árvore, da espécie Dinizia excelsa (também conhecida por Angelim Vermelho) foi identificada remotamente no Pará.

Agora, os especialistas foram mesmo ao encontro desta distinta árvore.

Enquanto partes da Amazónia ardiam, uma equipa, constituída por 30 pessoas, fez uma viagem descrita como perigosa, primeiro de barco e depois a pé, para encontrar a dita árvore. Ou seja, uma verdadeira expedição.

Percorreram 220 quilómetros de barco e caminharam outros 10 mata adentro até encontrarem a árvore mais alta da floresta dentro de uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, a Floresta Estadual do Parú, no Pará.

A ‘gigante’ da Amazónia, como lhe chama o G1, estava intacta, e distante dos focos de incêndios que consomem a floresta, sendo o risco de incêndio “praticamente zero”. A região é muito remota, distante de qualquer concentração humana, a mais próxima está a 220 quilómetros", explicou o professor e coordenador da expedição, que contou com a colaboração de especialistas internacionais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório