Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Presidente polaco alerta para "regresso de tendências imperialistas"

O Presidente polaco, Andrzej Duda, alertou hoje para o "regresso das tendências imperialistas" na Europa, referindo-se às operações militares da Rússia na Geórgia e na Ucrânia, durante as cerimónias do 80.º aniversário do início da II Guerra Mundial.

Presidente polaco alerta para "regresso de tendências imperialistas"
Notícias ao Minuto

14:45 - 01/09/19 por Lusa

Mundo Europa

Sem nunca nomear a Rússia, e na ausência do Presidente russo, Vladimir Putin, que não foi convidado para a cerimónia, Duda pediu aos líderes internacionais para evitarem a repetição de tragédias provocadas por tentações imperialistas, referindo as agressões contra a Geórgia e a anexação da Crimeia, pelos russos, como exemplos dessas "tendências imperialistas".

Andrzej Duda disse que na Europa se vive um regresso a esse clima, "com tentativas de mudar as fronteiras pela força, com agressão a países, apreensão de terras, captura de pessoas".

"Fechar os olhos não é receita para preservar a paz. É uma maneira simples de, na verdade, dar consentimento a novos ataques", concluiu o Presidente polaco, durante a cerimónia que assinala os 80 anos sobre o início da II Guerra Mundial, cujas primeiras bombas do regime nazi de Adolf Hitler atingiram a Polónia.

Minutos antes, o Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, recordou o conflito mundial como "um crime alemão", que o seu país nunca esquecerá.

Steinmeier apelidou de "legado doloroso" o ataque alemão na Polónia, recordando que, segundo o plano nazi, este país, "a sua cultura, as suas cidades e o seu povo deviam ser destruídos".

Dezenas de líderes mundiais, incluindo muitos chefes de Governo e de Estado, estão presentes nas cerimónias do 80.º aniversário do início da II Guerra Mundial. Portugal está representado pelo antigo Presidente da República Ramalho Eanes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório