Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

RD Congo: ONU ao lado do povo no combate à malária, cólera e ébola

O secretário-geral ONU, António Guterres defendeu hoje, em Goma, na República Democrática do Congo, que a organização está "do lado das autoridades e do povo" no combate ao sarampo, malária, cólera e ébola.

RD Congo: ONU ao lado do povo no combate à malária, cólera e ébola
Notícias ao Minuto

14:42 - 31/08/19 por Lusa

Mundo  António Guterres

"Existem grandes preocupações com a saúde. Há sarampo, malária, cólera e agora um drama terrível que é o ébola. Estamos totalmente do lado das autoridades congolesas e do povo congolês para enfrentar todos esses desafios", disse António Guterres, que falava aos jornalistas pouco após iniciar a sua visita de três dias à República Democrática do Congo (RD Congo).

O responsável da Organização das Nações Unidas (ONU) sublinhou ainda que está a visitar o país em solidariedade e para expressar a sua admiração com o povo congolês e, em especial, aos habitantes do Kivu Norte.

A agenda de hoje do secretário-geral da ONU inclui a cidade de Goma, uma das mais afetadas pelo Ébola, com várias reuniões de caráter humanitário e conversações sobre as atividades da Missão de paz das Nações Unidas na RD Congo, MONUSCO.

No domingo, António Guterres segue para a província de Kivu Norte, onde há um ano se identificou o primeiro caso daquele que é considerado o décimo surto de Ébola no país.

Em Kivu Norte, vai visitar um centro de tratamento e vai manter encontros com sobreviventes da doença e prestadores de cuidados de saúde.

António Guterres encontra-se com o presidente do país, Felix Tshisekedi, na segunda-feira na capital, Kinshasa, onde será também recebido por membros do parlamento e representantes de organizações da sociedade civil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a RD Congo registou mais de 3.000 casos de ébola no último ano e mais de metade das pessoas afetadas pelo ébola foram mulheres, que compõem 58% das vítimas e outros 28% são menores de 18 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório