Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ativista iraniana condenada a 24 anos de prisão por "tirar véu"

Saba Kord Afshari foi acusada de “incentivar a corrupção e prostituição”.

Ativista iraniana condenada a 24 anos de prisão por "tirar véu"
Notícias ao Minuto

08:25 - 29/08/19 por Natacha Nunes Costa

Mundo Hijab

Uma ativista iraniana da área do direito civil foi condenada a 24 anos de prisão, 15 dos quais de pena efetiva, por ter retirado o véu em plena via pública.

De acordo com o La Vanguardia, Saba Kord Afshari, de 20 anos, foi acusada de “incentivar a corrupção e prostituição” pelo simples ato de retirar o hijab e caminhar sem o véu.

Além destes ‘crimes’, a jovem foi acusada ainda de “fazer propaganda contra o Estado” e de conluio.

Saba foi presa pela primeira vez em agosto do ano passado, enquanto participava numa manifestação em Teerão. Em fevereiro foi libertada e continuou os protestos contra os abusos dos direitos humanos por parte do regime iraniano.

Em junho deste ano, foi novamente detida, durante uma manifestação contra o uso de véu obrigatório e levada para a ala feminina da prisão de Evin.

Durante o último ano, segundo várias organizações de direitos humanos iranianas, Saba foi pressionada a fazer várias falsas confissões de crimes em vídeo. Apesar disso, a jovem resistiu sempre.

A sentença, emitida pelo Tribunal Revolucionário do Teerão no dia 19 de agosto, foi esta terça-feira divulgada pelo advogado de Saba e está a dar a volta ao mundo.

Além de Saba, outras três jovens iranianas foram detidas na mesma manifestação e condenadas, cada uma delas, a seis anos de prisão por “associação e conluio contra a segurança nacional”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório