Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Malária pode reduzir 75% ate 2030

O mundo deverá empenhar-se em ter, até 2030, vacinas licenciadas que reduzam os casos de malária em 75 por cento e sejam capazes de eliminar a doença, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde.

Malária pode reduzir 75% ate 2030
Notícias ao Minuto

13:49 - 14/11/13 por Lusa

Mundo Vacinação

Este objetivo, hoje anunciado, junta-se ao plano de ação de 2006 que impunha a criação, até 2015, de uma vacina licenciada contra a forma mais mortal da malária para crianças com menos de cinco anos na África subsaariana.

"Vacinas seguras, eficazes e acessíveis podem ter um papel determinante para derrotar a malária", afirmou o diretor do Programa Malária Global, da Organização Mundial de Saúde (OMS), Robert Newman.

O responsável destacou que, apesar dos "avanços recentes" feitos pelos países e da "inovações importantes no diagnóstico e medicamentos", a prevalência da malária a nível mundial permanece "inaceitavelmente elevada".

Os números mais recentes da OMS indicam que a malária causa anualmente 660 mil mortos em 219 milhões de casos de doença. As recomendações da organização mundial para controlar a malária foram associadas a uma redução em 26% da taxa de mortalidade causada por esta doença na última década e vacinas anti-malária eficazes são vistas como um complemento importante, caso sejam desenvolvidas com sucesso.

O novo plano de ação, lançado hoje na conferência anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, em Washington, pretende identificar as áreas em que fundos adicionais e atividades são particularmente determinantes para o desenvolvimento da segunda geração de vacinas quer para a proteção contra a malária quer para a sua eliminação.

"As novas vacinas devem demonstrar uma eficácia de pelo menos 75 por cento contra a malária clínica, ser apropriadas para o uso em todas as regiões onde a malária é endémica, e estar licenciada em 2030", disse Jean-Marie Okwo Bele, responsável de Imunização e Vacinas da OMS.

A organização elenca 27 candidatas à vacina contra a malária atualmente em ensaios clínicos, apenas uma está já numa fase mais avançada de testes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório