Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Tribunal indiano questiona governo por retirar autonomia a Caxemira

O Supremo tribunal da Índia questionou hoje a decisão do governo de Nova Deli de retirar o estatuto de autonomia à Caxemira indiana e pediu que explicasse a sua posição.

Tribunal indiano questiona governo por retirar autonomia a Caxemira
Notícias ao Minuto

13:48 - 28/08/19 por Lusa

Mundo Índia

O Supremo ordenou que o Governo federal respondesse a 14 petições e que informasse o tribunal sobre as restrições impostas à comunicação social no local. Cinco juízes vão iniciar uma audiência regular sobre o assunto, em outubro.

O governo indiano anunciou no inicio de agosto a revogação da autonomia constitucional do estado de Jammu-Caxemira, medida explosiva que visa colocar a região sob uma tutela mais direta de Nova Deli e que o Paquistão considerou "ilegal".

Desde que a revogação do estatuto foi anunciada, a Caxemira indiana vive num "colete de forças", com a proibição de concentrações, o corte de comunicações e o reforço das forças de segurança indianas.

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, planeia dirigir-se à Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 27 de setembro, para destacar o que chama de "atrocidades indianas" no estado de Jammu-Caxemira, a parte da Caxemira pertencente à India.

Islamabad diz contar com o apoio da China, que possui também uma parte da Caxemira, tinha afirmado, no sábado, o mesmo responsável.

As duas potências nucleares do sul da Ásia já travaram duas guerras pelo controlo de Caxemira.

Desde 1948, uma resolução da ONU prevê a organização de um referendo de autodeterminação em Caxemira, que se mantêm letra morta face à oposição de Nova Deli.

Diferentes grupos separatistas combatem, há décadas, a presença de cerca de 500 mil soldados indianos na região de Jammu-Caxemira, para exigir a independência do território ou a integração no Paquistão. Dezenas de milhares de pessoas, na grande maioria civis, já morreram no conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório