Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

John Bolton em Kiev para reunião com Zelenskiy

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, chegou hoje a Kiev para falar com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para "enfatizar o apoio" de Washington, anunciou a embaixada norte-americana na Ucrânia.

John Bolton em Kiev para reunião com Zelenskiy
Notícias ao Minuto

13:14 - 27/08/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

Em Kiev, John Bolton vai "enfatizar o apoio dos EUA à soberania e integridade territorial da Ucrânia", segundo uma mensagem da embaixada, difundida nas redes sociais.

O ex-comediante eleito Presidente em abril, Volodymyr Zelensky, tem declarado repetidamente a disposição de reatar o diálogo com a Rússia, de forma a restaurar a paz no país.

Este primeiro encontro entre Bolton e Zelensky chega um dia depois de Paris anunciar uma nova cimeira com a participação do chamado grupo da Normandia, que juntará em setembro, em Paris, os líderes da França, Alemanha, Ucrânia e Rússia.

A realização desta cimeira visa fazer avançar "de maneira concreta" o processo de paz no leste da Ucrânia, conforme declarou o Presidente francês Emmanuel Macron.

As relações com Moscovo têm estado extremamente tensas desde a rebelião pró-Europa intitulada Euromaidan, no inverno de 2013-2014, que resultou no derrube e fuga para a Rússia do então líder ucraniano, Viktor Ianukovich.

A chegada de líderes pró-ocidentais no poder foi seguida pela anexação da Crimeia pela Rússia e uma guerra entre tropas ucranianas e separatistas pró-russos, apoiados por Moscovo, de acordo com Kiev e os seus aliados.

Os acordos de paz de Minsk, assinados em 2015 sob o patrocínio da França e Alemanha, reduziram significativamente os combates no leste da Ucrânia, mas a componente política desses acordos continua por resolver. Ambos os lados se culpam por essa falha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório