Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Madrid: Tempestade corta estradas e metro, inunda ruas e gera o caos

As imagens a circular nas redes sociais mostram a violência com que o granizo caiu sobre a capital espanhola.

Notícias ao Minuto

21:00 - 26/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O mau tempo que se fez sentir esta segunda-feira não atingiu apenas a zona norte de Portugal. Também a capital de Espanha foi assolada por uma tempestade.

Conta o El Mundo que o granizo provocou “graves inundações” em várias zonas da cidade de Madrid, tendo obrigado ao corte de um troço da M-30 e à suspensão da circulação do metropolitano em duas linhas, a 5 e a 9.

Segundo o mesmo jornal, em apenas meia-hora caíram mais de 40 litros de água por metro quadrado.

Mas não foi apenas a capital espanhola afetada. Outras zonas da Comunidade de Madrid também o foram.

Os municípios mais afetados foram Arganda del ReyValdemoro, Pinto, Rivas, GetafeFuenlabrada e Madrid, de acordo com os serviços de emergência, que registaram 1.134 ocorrências devido à chuva forte.

Os vídeos acima mostram a violência com que o granizo caiu e os estragos que provocou.

Notícias ao MinutoO branco que se vê na imagem é granizo© Facebook

De acordo com a Agência de Meteorológica Estatal (AEMET), 46,4 litros de água por metro quadrado caíram em Arganda del Rey, enquanto 31,1 litros caíram na área da Cidade Universitária de Madrid, originando o corte de circulação em diversas ruas.

Outros locais, como Lora de Estepa (Sevilha), Alhama de Aragón, Segóvia, Salamanca ou Toledo também foram afetados pelo mau tempo.

Dada a magnitude da ocorrência, o presidente do Governo em exercício, Pedro Sánchez, manifestou na rede social Twitter a sua solidariedade "com todos aqueles que estão a sofrer as consequências" do mau tempo e agradeceu o trabalho dos serviços de emergência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório