Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

G7 vai desbloquear 17,95 milhões para envio de aviões para combater fogos

Os países do G7 decidiram desbloquear uma ajuda de emergência de 20 milhões de dólares (cerca de 17,95 milhões de euros) para o envio de aviões Canadair para combater os incêndios na Amazónia, disse hoje a presidência francesa.

G7 vai desbloquear 17,95 milhões para envio de aviões para combater fogos
Notícias ao Minuto

12:55 - 26/08/19 por Lusa

Mundo Amazónia

Além do envio da frota de aviões, o grupo dos sete países mais ricos (G7), que está reunido em cimeira na cidade francesa de Biarritz, concordou em disponibilizar um fundo de longo prazo para o reflorestamento da Amazónia, cujo projeto será apresentado à Assembleia Geral da ONU no final de setembro.

O gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, explicou que este plano de reflorestamento precisa ainda do acordo do governo brasileiro e deverá ser articulado com as organizações não-governamentais no terreno, bem como com a população local.

A presidência francesa considera que a Amazónia é o "pulmão do planeta", mas considera que também em África o problema da florestação é de resolução urgente, esclarecendo que está empenhada em mobilizar a comunidade internacional para estudar plano similares para o combate os incêndios nas suas florestas tropicais.

Emmanuel Macron disse que os EUA apoiam estas iniciativas, embora admitisse que o presidente Donald Trump não esteve presente na sessão de trabalho da cimeira do G7 dedicada às questões ambientais.

Os satélites registaram mais de 41 mil incêndios na região da amazónia, durante este ano, com mais de metade a ocorrerem no mês de agosto.

Nota: O valor foi corrigido para 17,95 milhões de euros. Inicialmente, tinha sido publicada uma ajuda no vaolor de 22 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório