Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Confrontos em Hong Kong. Polícia ameaça com armas e usa canhões de água

Pela primeira vez desde o início dos protestos, em junho, a polícia disparou uma bala de munição verdadeira, revela a BBC.

Notícias ao Minuto

16:22 - 25/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Protestos

Os protestos que duram desde junho prosseguem em Hong Kong. Este domingo, voltaram a ser palco de momentos de violência.

Conta a BBC que as autoridades de Hong Kong usaram canhões de água contra manifestantes em pleno centro da cidade, bem como gás-lacrimogéneo. A mesma cadeia revela ainda que, pela primeira vez desde que estes protestos começaram, houve uma bala de munição verdadeira a ser disparada. 

A situação descrita ocorreu numa altura em que manifestantes munidos com pais entraram em confrontos com polícia de choque, esta em menor número. Para além do tiro de aviso para o ar, outros agentes apontaram armas a manifestantes durante os protestos, como dão conta as imagens que pode ver na galeria, captadas pela Reuters.

O que começaram por ser protestos contra uma nova lei, que admitia a extradição de detidos para a China continental, tornaram-se protestos consecutivos, em larga escala, contra a influência da China na cidade com estatuto especial Hong Kong.

Desde junho que ações quase diárias têm sido organizadas para denunciar o declínio das liberdades e a crescente interferência de Pequim, em protestos que têm sido marcados por violência, mas também por muita criatividade.

A situação tornou-se já o maior foco de tensão em Hong Kong desde a transferência de soberania do território do Reino Unido para a China, em 1997. O regime chinês já chegou a acusar influências e interferências do Ocidente na origem dos protestos. Curiosamente, gigantes tecnológicas denunciaram por estes dias campanhas d propaganda online pró-Pequim, que implicaram mesmo o encerramento de contas.

Saliente-se que um dos alvos dos manifestantes tem sido precisamente a polícia, que tem sido acusada de uso excessivo de força e de passividade, ao permitir que manifestantes fossem agredidas por milícias favoráveis às autoridades chinesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório