Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Praia fecha em Espanha após descoberta de possível bomba da Guerra Civil

Autoridade evacuaram o areal.

Praia fecha em Espanha após descoberta de possível bomba da Guerra Civil

Uma praia em Barcelona foi encerrada este domingo após a descoberta do que poderá ser um possível artefacto explosivo do tempo da Guerra Civil. 

Escreve o La Vanguardia que a praia de Sant Sebastià foi mesmo evacuada e encerrada para que as autoridades pudessem recolher e analisar o engenho suspeito.

O objeto em causa foi encontrado no mar, a cerca de 25 metros da linha da praia.

As autoridades acreditam que a possível bomba data do tempo da guerra civil espanhola, o conflito interno que opôs nacionalistas e republicanos entre 1936 e 1939, que terminaria com a vitória dos nacionalistas, abrindo caminho à ditadura franquista.

A descoberta foi feita casualmente por um elemento do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas da Guardia Civil espanhola, que se encontrava a banhos na praia

Dado tratar-se de um domingo de agosto, a praia de Sant Sebastià estava cheia de banhistas. Não é certo que reabra amanhã. 

Citado pela agência de notícia espanhola, o vereador do município de Barcelona responsável pela Segurança, Albert Batlle, informou que o explosivo tem 1,10 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro e foi concluído que "é potencialmente perigoso manipulá-lo".

Por isso, foi solicitada a ajuda de especialistas da Marinha provenientes de Cartagena (Múrcia), que chegam a Barcelona na segunda-feira.

Publicações nas redes sociais dão conta do trabalho das autoridades espanholas, ao mesmo tempo que muitas pessoas optaram por ficar no limite do perímetro de segurança, a ver as operações a decorrer.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório