Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

CITES vota por regulamentação do comércio de tubarão mako

Cerca de uma centena de países votou hoje a favor da regulamentação do comércio internacional de tubarões mako, muito procurado pela carne e barbatanas, na conferência CITES, que hoje discute espécies marinhas.

CITES vota por regulamentação do comércio de tubarão mako
Notícias ao Minuto

14:15 - 25/08/19 por Lusa

Mundo Espécies marinhas

O tubarão mako, ou anequim, vive no Atlântico, Mediterrâneo, Pacífico Norte e Índico, e está a ser alvo de grande pressão por parte de poderosas frotas pesqueiras. Já praticamente desapareceu do Mediterrâneo e a sua população diminuiu fortemente noutros locais.

A conferência da CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção junta cerca de 180 países em Genebra desde o dia 17 e termina no dia 28.

O México apresentou uma proposta para incluir a espécie de tubarão no Anexo II da conferência da CITES, que estabelece as regras para o comércio internacional de mais de 25.000 espécies da fauna e flora selvagens.

A proposta levou a um debate intenso e acabou por ser aprovada, por voto secreto, com 102 votos a favor e 40 contra.

"A pesca é a principal ameaça para esses tubarões", salientou o delegado da União Europeia, que apoiou a medida, acrescentando: "São necessárias medidas de gestão muito mais fortes" do que tentativas nacionais para reduzir a sobrepesca.

Por outro lado, os países que se opõem à inclusão na listagem, como o Japão ou a China, argumentaram que os dados científicos são insuficientes ou não demonstram um declínio nas espécies, ou que o seu comércio já é gerido por organizações intergovernamentais de pesca.

Os delegados representantes de mais de 180 países, reunidos durante 12 dias, também votaram pela classificação da família de raias guitarra, ou peixe guitarra (Rhinobatidae), e das raias da família Rhinidae no Anexo II.

"Há um momento global real para salvar estas espécies", disse Megan O´Toole, da organização não-governamental Ifaw.

As votações precisam de ser confirmadas em plenário até ao dia 28, quando termina a conferência da CITES.

Se forem confirmadas, o comércio internacional das espécies não será totalmente proibido, mas estará sujeito a uma licença de exportação ou a um certificado de reexportação, com a condição de que não afete a sobrevivência da espécie na natureza.

A CITES pode impor sanções a países que não respeitem as regras.

Em março, um estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) revelou que 17 espécies de raias e tubarões das 58 mais recentemente avaliadas foram classificadas em risco de extinção, especialmente os tubarões mako e porco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório