Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Israel anuncia ataques a alvos iranianos, desmentidos por Teerão

O exército israelita anunciou na noite de sábado bombardeamentos na Síria contra alvos iranianos, que segundo uma organização não governamental (ONG) causaram três mortos, mas Teerão desmentiu hoje qualquer ataque às suas forças.

Israel anuncia ataques a alvos iranianos, desmentidos por Teerão
Notícias ao Minuto

13:51 - 25/08/19 por Lusa

Mundo Conflito

Um porta-voz do exército de Israel, Jonathan Conricus, disse aos jornalistas que a aviação israelita "conseguiu impedir uma tentativa iraniana da força al-Qods [unidade de elite dos Guardiões da Revolução] de realizar um ataque a partir da Síria contra alvos no norte de Israel com 'drones' assassinos".

Alguns minutos mais tarde, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, saudou uma "grande ação operacional" para frustrar o ataque planeado pela "força iraniana al-Qods e as milícias xiitas".

Conricus disse que o ataque aéreo israelita ocorreu em Aqraba, a sudeste de Damasco, e visou "vários alvos terroristas e instalações militares da força al-Qods, assim como a milícias xiitas".

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) divulgou hoje que dois combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah e um iraniano foram mortos em bombardeamentos israelitas nos arredores da capital síria, Damasco.

Segundo a ONG, o ataque visou posições das forças iranianas e do Hezbollah no setor de Aqraba.

"Não é verdade", declarou hoje à agência iraniana Ilna um alto responsável iraniano, Mohsen Rezaie, acerca de bombardeamentos israelitas às suas posições na Síria.

"Israel e a América não têm o poder de atacar diferentes centros iranianos" e os "centros de aconselhamento" militar "que temos [na Síria] não foram atingidos", disse o antigo elemento da força al-Qods, hoje secretário do Conselho de Discernimento, órgão de controlo do sistema político iraniano.

Rezaie considerou ainda que "as ações realizadas conjuntamente por Israel e pela América na Síria e no Iraque estão contra as leis internacionais", adiantando que "os defensores" destes dois países lhes "responderão em breve".

O Irão e a Rússia são aliados do regime sírio de Bashar al-Assad. Israel já realizou centenas de ataques na Síria desde o início da guerra no país em 2011, a maioria contra alvos iranianos ou do Hezbollah, segundo o Estado hebreu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório