Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Drone israelita cai e outro explode em Beirute após ataques de Israel

Um drone israelita caiu hoje e outro explodiu no ar no sul da capital do Líbano, Beirute, uma fortaleza do Hezbollah, segundo uma fonte do movimento extremista islâmico xiita citada pela agência de notícias Associated Press.

Drone israelita cai e outro explode em Beirute após ataques de Israel
Notícias ao Minuto

06:09 - 25/08/19 por Lusa

Mundo Conflito

O incidente ocorreu algumas horas depois de ataques israelitas na vizinha Síria.

O Líbano e a vizinha Israel ainda estão tecnicamente em estado de guerra. Regularmente Beirute acusa o Estado judeu de violar o seu espaço aéreo com aviões ou drones.

Considerado por Israel e pelos Estados Unidos como uma organização terrorista, o Hezbollah é um importante ator político no Líbano, onde está representado no Governo e no parlamento.

O último grande confronto entre o Hezbollah e Israel data de 2006, quando 33 dias de guerra em julho fizeram 1.200 mortos do lado libanês, e 160 do lado israelita.

Nos últimos anos, a persistente hostilidade entre Israel e o Hezbollah manifestou-se na Síria, onde o movimento libanês, tal como o Irão, outro 'arqui-inimigo' do Estado judeu, intervém militarmente para apoiar o regime de Bashar al-Assad.

No final da noite de sábado, aviões israelitas estiveram envolvidos em ataques na Síria para impedir que uma força iraniana lançasse um ataque a Israel com aviões não tripulados, segundo o Exército do Estado judeu.

Do lado sírio, uma fonte militar citada pela agência oficial de notícias Sana disse que a defesa antiaérea do Exército entrou em ação no sábado à noite para neutralizar os "mísseis israelitas" que visavam os arredores de Damasco, a capital da Síria, garantindo que a maioria tinha sido destruída antes de atingir os alvos.

Israel realizou centenas de ataques na Síria desde o início da guerra naquele país em 2011, a maioria deles visando alvos iranianos ou do Hezbollah, de acordo com o Estado judeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório