Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Espanha "não partilha posição de bloqueio" ao acordo com Mercosul

A Espanha "não partilha a posição de bloqueio do acordo" comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, proposta na sexta-feira pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje o Governo espanhol numa declaração recebida pela AFP.

Espanha "não partilha posição de bloqueio" ao acordo com Mercosul
Notícias ao Minuto

21:03 - 24/08/19 por Lusa

Mundo Acordo Comercial

"A Espanha tem estado à frente dos últimos esforços para a assinatura do acordo UE-Mercosul [Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai], que vai abrir enormes oportunidades para os dois blocos regionais", indicou Madrid, rejeitando um "bloqueio da ratificação" do controverso tratado de livre comércio.

Na sexta-feira, um porta-voz do Governo alemão já tinha afirmado que a oposição ao acordo entre a UE e o Mercosul não era "a resposta apropriada" para os incêndios na Amazónia, no Brasil.

Emmanuel Macron manifestou na quinta-feira preocupação com os fogos florestais que estão a devastar a Amazónia, a maior floresta tropical do planeta, evocando uma "crise internacional" e pedindo aos países industrializados do G7 "para falarem desta emergência" na cimeira que os reúne este fim de semana em Biarritz (sudoeste de França).

O acordo de livre comércio entre a UE e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi fechado em 28 de junho, depois de 20 anos de negociações.

O pacto abrange um universo de 740 milhões de consumidores, que representam um quarto da riqueza mundial.

A Irlanda ameaçou também hoje votar contra o acordo comercial se o Brasil não tomar medidas para proteger a floresta amazónica.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo, cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório