Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Humorista diz ter sido sequestrada e espancada por críticar Governo

Uma humorista zimbabueana diz ter sido sequestrada de sua casa, na capital, Harare, e espancada por homens armados e não identificados, juntando-se assim a uma lista de vários críticos do Governo de Mnangagwa a serem agredidos nas últimas semanas.

Humorista diz ter sido sequestrada e espancada por críticar Governo
Notícias ao Minuto

08:56 - 24/08/19 por Lusa

Mundo Zimbabué

Num artigo divulgado hoje pela Associated Press, Samantha Kureya, conhecida como Gonyeti, referiu ter sido arrastada nua da sua cama e torturada por homens armados de cara tapada devido a sátiras consideradas antigovernamentais.

"Estou a viver com medo", declarou, queixando-se de "dores graves" nas suas pernas e costas.

Kureya afirmou que homens, que se assumiram como agentes da polícia, a retiraram de casa, a agrediram com chicotes e a obrigaram a beber de um canal de esgoto.

De acordo com a mulher, os seus sequestradores obrigaram-na a despir-se e advertiram-na para deixar de satirizar o Governo, antes de a abandonarem.

Kureya admitiu já ter sido ameaçada nas redes sociais.

A sua mais recente sátira ridicularizou agentes de segurança por agredirem manifestantes, incluindo idosas.

As tensões políticas no Zimbabué têm aumentado nos últimos meses, com a economia do país a deteriorar-se fruto de uma inflação superior a 175% desde o início do ano e um crescente descontentamento com o Presidente, Emmerson Mnangagwa.

Mnangagwa substituiu Robert Mugabe há menos de dois anos, prometendo "um novo amanhecer" e uma "democracia florescente".

De acordo com grupos de defesa dos direitos humanos, pelo menos seis ativistas foram sequestrados e agredidos por alegados agentes de segurança em vésperas de uma manifestação na semana passada. Nessa manifestação, a polícia recorreu à violência para dispersar os manifestantes.

A embaixada norte-americana no Zimbabué e a Delegação da União Europeia para o Zimbabué mostraram-se preocupados, num comunicado conjunto no início da semana, com os relatos de violações dos direitos humanos no país.

Apesar do ataque, Kureya promete que continuará a satirizar o Governo, mesmo com as ameaças promovidas pelos atacantes à sua família.

"É assim que sobrevivo (...), eu não tenho qualquer outro trabalho, além disso, não podemos continuar calados quando as coisas estão tão mal neste país", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório