Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Iraque deve ter "resposta forte" se Israel estiver ligado a ataques

O antigo primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki alertou hoje para uma "resposta forte" se for provado que Israel esteve por trás de recentes ataques aéreos no Iraque.

Iraque deve ter "resposta forte" se Israel estiver ligado a ataques
Notícias ao Minuto

14:35 - 23/08/19 por Lusa

Mundo Nuri al-Maliki

Em declarações divulgadas pelo seu gabinete, Al-Maliki indica ainda que se Israel continuar a tomar como alvo o Iraque, o país "transformar-se-á num terreno de batalha que arrastará vários países, incluindo o Irão".

O comentário do que foi chefe do governo iraquiano durante oito anos e que é agora líder parlamentar de um bloco xiita ocorreu horas depois de responsáveis norte-americanos confirmarem que Israel foi responsável pelo bombardeamento no Iraque no mês passado de um depósito de armas iraniano.

Os dois responsáveis dos Estados Unidos, que não quiseram ser identificados, disseram que Israel realizou o ataque ao depósito de armas, que matou dois comandantes militares iranianos.

O depósito fazia parte de uma base de uma milícia apoiada pelo Irão, na região de Amerli, na província de Salaheddin (norte).

Este terá sido o primeiro ataque aéreo israelita no Iraque desde 1981 e representa um desenvolvimento da campanha do Estado hebreu contra o envolvimento militar iraniano na região, depois de bombardeamentos a alvos na vizinha Síria.

No último mês, registaram-se explosões em quatro bases das Forças de Mobilização Popular (Hachd al-Chaabi), milícia iraquiana constituída por grupos armados favoráveis ao Irão e que se opõem à presença norte-americana no Iraque.

Os ataques são potencialmente desestabilizadores para o Iraque e o seu frágil governo, que tem lutado para manter a neutralidade no meio da crescente tensão entre os Estados Unidos e o Irão, nota a agência norte-americana Associated Press.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório