Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bruxelas saúda acordo entre países da UE para migrantes do 'Ocean Viking'

A Comissão Europeia saudou hoje o acordo alcançado entre seis países europeus para receber os 356 migrantes da embarcação humanitária 'Ocean Viking', esperando que o processo seja "rápido", e congratulou a permissão de Malta para o desembarque.

Bruxelas saúda acordo entre países da UE para migrantes do 'Ocean Viking'
Notícias ao Minuto

12:59 - 23/08/19 por Lusa

Mundo Migrações

"Saudamos a solução encontrada para as pessoas a bordo do 'Ocean Viking'", afirmou o comissário europeu para a área das migrações, Dimitris Avramopoulos, num comunicado hoje lido na conferência de imprensa do executivo comunitário, em Bruxelas.

Na nota, o responsável saudou, assim, "a cooperação manifestada por França, Alemanha, Portugal, Roménia, Luxemburgo e Irlanda, que aceitaram receber os migrantes a bordo do 'Ocean Viking'".

"Estes compromissos devem agora ser honrados e implementados rapidamente", sublinhou Dimitris Avramopoulos.

Ao mesmo tempo, o comissário europeu destacou a "cooperação e o apoio das autoridades maltesas, que, mais uma vez, mostraram solidariedade ao permitirem que o 'Ocean Viking' desembarcasse em Malta".

"Isto prova, mais uma vez, o forte compromisso de Malta [...], num espírito de solidariedade e de responsabilidade", adiantou.

Malta vai desembarcar os 356 migrantes a bordo do navio 'Ocean Viking', depois de seis países europeus, um dos quais Portugal, terem aceitado recebê-los, anunciou hoje o primeiro-ministro maltês.

Numa série de 'tweets' publicados hoje, Joseph Muscat disse que os migrantes vão ser transferidos para navios da Marinha de Malta que os levarão para terra.

"Malta vai transferir estas pessoas para navios fora das águas territoriais que os vão levar para costa. Todos os migrantes vão ser recolocados em outros Estados-membros. Nenhum vai ficar em Malta", escreveu Muscat.

O navio humanitário, de bandeira norueguesa, está entre a ilha italiana de Linosa e Malta, como objetivo de se manter afastado da costa para que a visão de terra firme não perturbe os passageiros, há cerca de duas semanas no mar a aguardar autorização para entrar num porto.

Os pedidos de autorização de desembarque foram negados por Malta e ignorados por Itália, segundo os Médicos Sem Fronteiras e a SOS Mediterranée, as duas organizações não-governamentais que operam o navio.

A autorização hoje dada foi justificada com a oferta de seis países europeus -- Portugal, Alemanha, França, Luxemburgo, Irlanda e Roménia -- para receberem todos os migrantes a bordo.

O Governo português anunciou na quinta-feira que receberá até 35 migrantes do 'Ocean Viking' e França disse hoje que receberá 150.

O 'Ocean Viking' realizou quatro operações de resgate de migrantes entre 09 e 12 de agosto, tendo a bordo 356 pessoas, 103 delas menores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório