Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Nicolás Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

O presidente Nicolás Maduro anunciou hoje que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G, nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos.

Nicolás Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações
Notícias ao Minuto

07:13 - 23/08/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Ordeno à ministra de Ciência e Tecnologia (Gabriela Jiménez Ramírez) e ao presidente da Corporação Socialista de Telecomunicações e Serviços Postais (Jorge Márquez) a construção de um segundo satélite de telecomunicações Guaicaipuro e a implantação maciça de toda a infraestrutura 4G e 5G", disse.

Nicolás Maduro falava durante uma jornada de trabalho com representantes do setor industrial do país, transmitido em direto e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

O presidente da Venezuela anunciou ainda que aprovou o "plano fibra ótica" para levar Internet de alta velocidade aos venezuelanos, a começar pelos estados de Zúlia, Miranda e o Distrito Capital.

A implementação das redes de fibra ótica, 4G e 5G, vai ser executada pelas empresas estatais CANTV (telecomunicações fixas) e Movilnet (telecomunicações móveis), que vão ser alvo de "um processo de investimento, recuperação e melhoria do serviço" que prestam.

"Eu sei que se pode avançar, manter e melhorar. Não aceito desculpas de ninguém", frisou.

O anúncio dos novos projetos tem lugar num momento em que são cada vez mais frequentes as queixas dos venezuelanos sobre deficiências nos serviços fixos e móveis de telecomunicações.

São também cada vez mais frequentes as falhas na Internet, com a imprensa venezuelana a denunciar que, apesar de ter importantes recursos petrolíferos, a Venezuela tem uma das redes mais lentas da América Latina.

A Venezuela tem atualmente três satélites em órbita.

O primeiro satélite venezuelano a ser lançado ao espaço foi o Simón Bolívar, também chamado de Venesat, em 2008, para facilitar as telecomunicações, o acesso e transmissão de dados e de televisão.

O segundo satélite, chamado de Miranda, também conhecido como VRSS-1, foi lançado ao espaço em 2012, com fins geográficos, para captar imagens de alta resolução do território venezuelano.

A Venezuela possui também o satélite António José de Sucre, também chamado de VRSS-2, e foi lançado em outubro de 2017, com os mesmos fins que o Miranda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório