Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pais vegan evitam pena de cadeia por bebé malnutrida na Austrália

Aos 19 meses de idade, a criança tinha o desenvolvimento e a aparência de um bebé de três meses.

Pais vegan evitam pena de cadeia por bebé malnutrida na Austrália
Notícias ao Minuto

19:59 - 22/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo caso

Um casal de pais vegan na Austrália evitou ter de cumprir pena de cadeia pela malnutrição da filha bebé.

O caso foi sinalizado pelas autoridades australianas, quando se depararam com uma bebé de 19 meses que aparentava ter o desenvolvimento de um bebé de apenas três meses.

Adianta a BBC que a dieta da criança estava a ser feita essencialmente à base de aveia, batatas e arroz.

Sem dentes, de lábios com tom azulado, pressão sanguínea baixa e com um baixo tónus muscular, a criança acabou mesmo por ser internada e colocada à guarda do Estado. Tudo aconteceu em março do ano passado, quando a criança sofreu uma convulsão que levou a mãe a chamar uma ambulância.

Já à guarda do Estado, confirmou-se que a malnutrição da criança estava a ter impacto no desenvolvimento: a bebé não se conseguia sentar, mal comunicava ou sequer rebolava, para além de não se conseguir alimentar sozinha.

A juíza Sarah Huggett não se poupou em críticas aos pais mas optou por evitar uma pena mais pesada. O casal acabou condenado a 18 meses de cadeia, uma pena substituível por acompanhamento corretivo e 300 horas de serviço comunitário.

Segundo a ABC, a juíza realçou a malnutrição grave da criança e obrigação por parte dos pais de providenciarem à criança uma dieta "que contenha todos os nutrientes necessários".

A juíza acusou ainda o casal de ter estado em negação relativamente ao facto de a malnutrição da criança ser resultado da dieta que lhe foi dada. Sobre a mãe, realçou ainda que atravessou na altura um "período de depressão" que a levou a "fixar-se cada vez mais nas suas crenças", incluindo o veganismo. Já o pai foi acusado de nada ter feito na devida altura par contrariar os problemas. 

O casal em causa tem outras duas crianças que não mostraram sinais de malnutrição. A criança prejudicada pelas más opções dietéticas tem atualmente três anos de idade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório