Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Venezuelanos com 68,4% das licenças de trabalho emitidas para refugiados

Os venezuelanos obtiveram 68,4% das 36.384 licenças de trabalho emitidas em 2018 para refugiados que estão a viver no Brasil, anunciou hoje o Ministério da Justiça e da Segurança Pública brasileiro.

Venezuelanos com 68,4% das licenças de trabalho emitidas para refugiados
Notícias ao Minuto

18:53 - 22/08/19 por Lusa

Mundo Venezuela

Em segundo lugar estão os haitianos, com 19%, seguidos pelos cubanos, com 4,8%.

Embora os venezuelanos tenham obtido a maior parte das licenças de trabalho, os que realmente conseguiram um contrato formal somaram 7.181 pessoas, um número muito menor do que o de cidadãos do Haiti, que totalizaram 27.246 contratados.

O estudo reflete apenas os dados relativos a 2018, mas o número de venezuelanos com trabalho formalmente registado no Brasil pode ser maior agora.

"Somente nos primeiros meses de 2019, o movimento venezuelano foi superior a todo o ano de 2018, o que indica que o mercado de trabalho formal os está absorvendo e integrando", afirmou numa conferência de imprensa a presidente do Conselho Nacional de Migração, María Hilda Marsiaj.

O coordenador da área de Imigração e Trabalho do Ministério da Justiça, Luiz Alberto Matos dos Santos, considerou que, na medida em que o êxodo dos venezuelanos não cesse, os cidadãos daquele país rapidamente ultrapassarão os haitianos entre os refugiados contratados por empregadores autónomos e empresas no Brasil.

"O fluxo de venezuelanos aumentou vigorosamente desde 2016, então o mercado de trabalho ainda não respondeu totalmente a essa situação", disse Matos dos Santos.

Há dois anos, quando a chegada dos venezuelanos ao Brasil aumentou acentuadamente, o Governo liderado pelo ex-Presidente Michel Temer lançou a Operação Acolhida, que facilitou a entrada dos cidadãos do país vizinho e ajudou na sua integração.

Nessa operação, mantida pelo Presidente Jair Bolsonaro, que assumiu o cargo em janeiro, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e outras agências desse órgão cooperam, juntamente com organizações humanitárias da sociedade civil nos processos de integração dos venezuelanos no Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório