Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Aprovada dissolução do Parlamento e Kosovo vai para eleições antecipadas

A dissolução do Parlamento do Kosovo foi aprovada hoje pelos deputados abrindo a possibilidade para a realização de eleições legislativas antecipadas, na sequência da demissão do primeiro-ministro no dia 19 de julho.

Aprovada dissolução do Parlamento e Kosovo vai para eleições antecipadas
Notícias ao Minuto

11:06 - 22/08/19 por Lusa

Mundo Kosovo

A decisão foi aprovada numa sessão parlamentar especial com 89 votos favoráveis, mais do que os dois terços necessários num Parlamento constituído por 120 deputados.

O Presidente do Kosovo tem um prazo de dez dias para marcar a data das legislativas antecipadas que têm de se realizar entre 30 a 45 dias a partir de hoje.

Ramush Haradinaj, líder nacionalista do partido Aliança para o Futuro do Kosovo (AAK), e antigo guerrilheiro do UÇK, liderou o Governo desde 2017 até à demissão, provocada pelo processo judicial em que se encontra envolvido por suspeita de crimes de guerra.

As três principais formações que atualmente integram a coligação governamental são o AAK, o Partido Democrático do Kosovo (PDK), que é o maior partido do país, e o Nisma, todos liderados por antigos comandantes guerrilheiros do UÇK.

O Kosovo, antiga província sérvia de 1,8 milhões de habitantes, proclamou a independência em 2008 de forma unilateral.

A soberania foi reconhecida por uma centena de países, entre os quais os Estados Unidos e pela maioria dos países da União Europeia, incluindo Portugal.

O Kosovo não é reconhecido pela Sérvia, Rússia, República Popular da China, União Indiana e Brasil, entre outros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório