Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Detidos antigos responsáveis de banco central da Libéria

Quatro antigos responsáveis do Banco Central da Libéria (CBL, na sigla inglesa) foram acusados de branqueamento de capitais e detidos numa investigação à impressão de notas no país entre 2016 e 2018, noticia hoje a agência France-Presse.

Detidos antigos responsáveis de banco central da Libéria
Notícias ao Minuto

22:20 - 21/08/19 por Lusa

Mundo Libéria

Os quatro antigos responsáveis do CBL foram acusados e detidos na terça-feira, tal como um filho da ex-presidente do banco, Ellen Johnson Sirleaf, Carles Sirleaf, por branqueamento de capitais, mas este último acabou por ser libertado poucas horas depois por motivos de saúde, segundo a AFP, que cita o seu advogado.

Os ex-líderes do CBL foram indiciados em março por "conspiração criminosa" e "sabotagem económica", tendo saído sob fiança em várias datas diferentes.

Os cinco são acusados de imprimir, sem autorização, entre 2016 e 2018, mais de 2,64 mil milhões de dólares liberianos (11,75 milhões de euros, ao câmbio atual), sendo que a acusação diz que estes não justificam a impressão das notas.

As investigações de uma comissão presidencial de inquérito e a auditoria de uma empresa norte-americana, encomendada pela Libéria a pedido dos Estados Unidos, tinham já apontado a entrada de 16 mil milhões de dólares liberianos (71 milhões de euros, ao câmbio atual) para o CBL.

A justiça "emitiu um mandado de detenção dos suspeitos para que possam ser informados sobre os crimes de que são acusados", referiu o juiz Blamo Dixon, de um tribunal na capital liberiana, Monróvia, numa ordem judicial citada pela AFP.

As autoridades "prometeram investigar" a alegada lavagem de dinheiro conduzida pelos cinco suspeitos, refere o documento, acrescentando que os acusados "durante as suas funções, sem autorização do CBL, consciente e intencionalmente, conspiraram com a intenção de lavar dinheiro e sabotar a economia liberiana".

"Eles defraudaram o CBL e o Governo ao imprimir ilegalmente 2,645 mil milhões de dólares [liberianos] para injetar no mercado liberiano", acrescenta o documento.

Além de Charles Sirleaf, os quatro suspeitos detidos são Milton Weeks, Doctor Hagba, Richard Walker e Richard Dennis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório