Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Macron anuncia encontro com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou hoje que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, este fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o acordo nuclear iraniano.

Macron anuncia encontro com iranianos para debater acordo nuclear
Notícias ao Minuto

19:55 - 21/08/19 por Lusa

Mundo França

"Vou ter uma reunião com os iranianos nas próximas horas, antes do G7, para tentar propor coisas", disse o chefe de Estados aos jornalistas que cobrem a Presidência francesa.

Na sexta-feira, Macron recebe em Paris o ministro dos negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, de acordo com a agência de notícias iraniana, citada pela sua congénere francesa.

A França faz parte do acordo nuclear iraniano que foi celebrado em 2015 e liderou os esforços europeus para salvar o acordo desde a retirada unilateral decidida pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em maio do ano passado, que levou à restauração, pelos norte-americanos, de sanções contra o Irão.

O acordo alcançado entre o Irão e o grupo de países composto pela China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha permitiu levantar algumas das sanções contra Teerão, em troca do compromisso do Irão não adquirir armas nucleares, mas perante a incapacidade de os países ajudarem o Irão a contornar as sanções determinadas por Washington, Teerão deixou, em julho, de cumprir alguns dos seus compromissos.

De acordo com a agência de notícias iraniana, o ministro dos Negócios Estrangeiros já começou uma viagem diplomática mundial, que o levou já ao Koweit, no sábado, e que inclui a Finlândia, Suécia e Noruega, antes da França e da China, país que visitará "na próxima semana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório