Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Juiz mexicano aprovou uso recreativo de cocaína para duas pessoas

A decisão será revista pelo Supremo mexicano e só depois poderá ser implementada.

Juiz mexicano aprovou uso recreativo de cocaína para duas pessoas
Notícias ao Minuto

11:04 - 21/08/19 por Fábio Nunes

Mundo México

Um juiz mexicano decidiu aprovar o uso recreativo de cocaína para duas pessoas, refere a BBC. Esta é a primeira decisão judicial deste género e o tribunal deixou claro que as duas pessoas em causa podem “possuir, transportar e consumir” cocaína mas não vendê-la. A Mexico United Against Crime, que procura acabar com a “guerra às drogas”, já considerou esta decisão “um passo histórico”.

O tribunal da Cidade do México ordenou à Cofepris, a autoridade de saúde mexicana, que autorizasse o uso recreativo de cocaína por parte das duas pessoas envolvidas no processo judicial. No entanto, a Cofepris está a tentar bloquear a execução desta ordem judicial, como dá conta a AFP.

A decisão será revista pelo Supremo mexicano e só depois poderá ser aplicada. Este tribunal já autorizou anteriormente a utilização recreativa de marijuana em casos individuais.

O México debate-se há muitos anos com os conflitos dos cartéis ligados ao narcotráfico, com milhares de pessoas a morrerem todos os anos vítimas de crimes relacionados com drogas.

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, já tinha prometido mudanças “radicais” na forma como o governo encara a luta contra as drogas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório