Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Vaticano reitera respeito após decisão de manter condenação de cardeal

O Vaticano reconheceu hoje a decisão de um tribunal que manteve a condenação do cardeal George Pell a seis anos de prisão por pedofilia e reiterou o respeito pelo sistema judicial australiano.

Vaticano reitera respeito após decisão de manter condenação de cardeal
Notícias ao Minuto

08:15 - 21/08/19 por Lusa

Mundo Pedofilia

No comunicado, "a Santa Sé recorda que o cardeal sempre reiterou a sua inocência durante todo o processo judicial e que tem direito a recorrer ao Supremo Tribunal".

Pell era o anterior ministro das Finanças do Vaticano, mas deixou de ser membro do Conselho de Cardeais do papa Francisco.

Na nota do Vaticano também se afirma o "compromisso de atuar contra, através das competentes autoridades eclesiásticas, os membros do clero que cometerem tais abusos".

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria manteve hoje a condenação do cardeal australiano George Pell a seis anos de prisão por pedofilia, rejeitando por uma votação de 2-1 o recurso da defesa.

O procurador do Ministério Público considerou, no dia 06 junho, segundo dia de análise do recurso naquele tribunal apresentado pelo antigo "número três" do Vaticano, que a condenação de Pell por pedofilia "é incontestável".

Os advogados do arcebispo emérito de Melbourne e Sydney, de 77 anos, criticaram o veredicto do tribunal de primeira instância e uma das bases do recurso foi a alegação de que a decisão foi irracional, por se basear unicamente no testemunho de uma das vítimas.

George Pell, nomeado pelo papa Francisco para supervisionar as finanças do Vaticano, foi condenado em dezembro de 2018 por cinco acusações de abuso sexual de duas crianças do coro da catedral de St. Patrick, em Melbourne, em 1996 e 1997. Em março, foi sentenciado a seis anos de prisão.

Uma das vítimas de Pell morreu de 'overdose' de heroína em 2014, aos 31 anos, aparentemente sem fazer qualquer acusação de abuso. A lei estadual impede que as vítimas de agressão sexual sejam identificadas publicamente.

Afastado do Conselho de Cardeais, George Pell é o mais alto responsável da Igreja Católica condenado por pedofilia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório