Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Edição

Primeiro-ministro italiano entregou demissão ao Presidente Mattarella

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, entregou hoje à noite a demissão ao Presidente do país, Sergio Mattarella, que aceitou, anunciaram fontes oficiais.

Primeiro-ministro italiano entregou demissão ao Presidente Mattarella
Notícias ao Minuto

20:37 - 20/08/19 por Lusa

Mundo Itália

Com esta decisão, que sela o fim do Governo formado há 14 meses pela Liga (extrema-direita) e pelo Movimento 5 Estrelas (antissistema), Gioseppe Conte foi instruído, como é habitual, a tratar do expediente de assuntos correntes, segundo a mesma fonte, citada pela France-Presse.

A Presidência italiana fez saber que Sergio Mattarella aceitou a demissão de Conte.

O chefe de Estado italiano vai consultar na quarta-feira os partidos sobre a possibilidade de formar um novo Governo ou realizar eleições antecipadas.

"As consultas começam amanhã, quarta-feira, 21 de agosto, às 16h00 locais (menos uma hora em Lisboa)", refere um comunicado da Presidência.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou hoje a sua demissão, acusando o líder da Liga (extrema-direita), Matteo Salvini, de ter "olhado exclusivamente aos interesses pessoais e do seu partido" ao pôr fim à coligação de Governo em Itália.

"Vou ouvir todas as intervenções e depois irei ao Quirinale para me demitir", disse Conte num discurso solene no Senado, referindo-se ao palácio presidencial.

Conte acusou Salvini, que é também seu vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, de fazer o país "correr riscos graves", evocando nomeadamente o risco de uma espiral económica negativa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório