Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marinha espanhola envia navio para levar migrantes até Maiorca

O governo espanhol vai enviar hoje um navio da Marinha para recolher os cerca de 100 migrantes a bordo do navio humanitário 'Open Arms' e levá-los ao porto de Palma, em Maiorca, anunciou a embaixada em Lisboa.

Marinha espanhola envia navio para levar migrantes até Maiorca
Notícias ao Minuto

15:16 - 20/08/19 por Lusa

Mundo Migrações

De acordo com um comunicado enviado à Lusa pela embaixada espanhola em Portugal, o navio 'Audaz' irá partir às 17:00 (16:00 em Lisboa) da base de Rota, em Cádis, em direção à ilha italiana de Lampedusa.

"O governo [espanhol] considera que esta é a opção mais adequada para resolver, ainda esta semana, esta emergência humanitária", refere a embaixada no comunicado.

O 'Audaz' começou os preparativos para a viagem esta manhã, juntando provisões para ir dar apoio ao navio 'Open Arms' e aos seus ocupantes.

O navio humanitário 'Open Arms' resgatou, em 1 de agosto, 134 pessoas do mar Mediterrâneo ao largo da Líbia, mas os dois países mais próximos, Itália e Malta, recusaram-lhe o acesso aos seus portos.

Duas semanas depois, a organização não-governamental espanhola que opera o navio, a Proativa Open Arms, avisou que a situação estava "fora de controlo", num vídeo gravado numa lancha frente ao navio.

"A partir de hoje não nos podemos sentir responsáveis nem garantir a segurança dos 134 migrantes e dos 19 voluntários da tripulação que estão sequestrados no 'Open Arms', porque já é impossível manter a calma. A qualquer momento pode acontecer um motim e nós não o poderemos travar", alertou a ONG.

No sábado, o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, autorizou o desembarque de 29 menores a bordo do navio, e, no dia seguinte, o governo espanhol propôs receber o navio em Algeciras face à "inconcebível" recusa de Itália em autorizar o desembarque.

No entanto, a 'Open Arms' declinou a oferta, tendo uma porta-voz explicado ser impossível viajar até Algeciras dada a "situação insustentável" a bordo.

"Há ansiedade, episódios de violência, o controlo da situação é cada vez mais difícil. Iniciar uma viagem de seis dias com estas pessoas a bordo, que estão no limite das suas possibilidades, seria uma loucura. Não podemos pôr a saúde e a vida delas em risco", disse.

Horas antes, a organização colocou um vídeo na rede social Twitter mostrando que alguns dos migrantes se lançaram ao mar, para tentar chegar a Lampedusa a nado, sendo salvos por socorristas.

Embora o navio esteja a menos de um quilómetro da ilha de Lampedusa, onde a ONG pede para atracar, a Itália continua a recusar autorização para desembarque, aumentando o desespero e provocando que, só hoje, já 15 pessoas se tenham lançado ao mar para tentar nadar até à ilha italiana.

"Depois de analisar diferentes opções, o Governo de Espanha, de acordo com as recomendações logísticas da Marinha, considera que esta é a [solução] mais apropriada e que permitirá que a emergência humanitária a bordo do 'Open Arms' se resolva esta semana", explica a embaixada na nota hoje divulgada.

O "Audaz" partirá esta tarde e navegará durante três dias até Lampedusa, onde "vai cuidar das pessoas a bordo do "Open Arms" e acompanhar o barco da ONG Proactiva Open Arms até ao porto de Palma, em Maiorca, adianta.

Cerca de 120 ativistas da Amnistia Internacional exigiram hoje um "porto seguro" para os cerca de 100 migrantes que estão há 19 dias dentro do navio humanitário 'Open Arms', frente à ilha italiana de Lampedusa.

"Um porto seguro já" e "nenhum ser humano é ilegal" foram alguns dos apelos dos ativistas reunidos em Madrid, que empunhavam cartazes e coletes amarelos para reivindicar uma solução para a crise do 'Open Arms'.

Também a Agência de Refugiados da ONU pediu hoje que seja encontrada uma solução para as pessoas que estão há 19 dias sem permissão para desembarcar.

"A questão é muito simples, têm de poder desembarcar em terra", defendeu um porta-voz da agência da ONU, lembrando que seis países da União Europeia já se ofereceram para receber os cerca de 100 migrantes, assim que estes deixarem o navio.

Por seu lado, a Comissão Europeia insistiu que o desembarque e cuidado dos migrantes a bordo do 'Open Arms' devem ser "prioridade para os Estados e ONG" da União Europeia.

"A prioridade de todos deve ser garantir que eles possam desembarcar o quanto antes e receber os cuidados de que precisam", reiterou a porta-voz da Comissão, Natasha Bertaud.

A porta-voz insistiu que Bruxelas está pronta para coordenar o processo de realocação de migrantes nos países que se ofereceram para os receber: Portugal, Espanha, Alemanha, França, Luxemburgo e Roménia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório