Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Chefe da diplomacia do Irão encontra-se com Emmanuel Macron na sexta

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, vai encontrar-se na sexta-feira com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris, informou hoje a agência oficial Irna.

Chefe da diplomacia do Irão encontra-se com Emmanuel Macron na sexta
Notícias ao Minuto

11:34 - 20/08/19 por Lusa

Mundo Irão

"Após a viagem a três países escandinavos, vamos a Paris na sexta-feira para nos encontrarmos com Emmanuel Macron e o ministro dos Negócios Estrangeiros francês", Jean-Yves Le Drian, disse Zarif na segunda-feira à noite em Estocolmo, citado pela Irna.

A França é parte do acordo sobre o nuclear iraniano concluído em 2015 e liderou os esforços europeus para salvar o texto depois da retirada unilateral do presidente norte-americano, Donald Trump, em maio de 2018, seguida do restabelecimento de sanções draconianas contra Teerão.

Concluído entre o Irão e os 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China -- e a Alemanha), o acordo prevê o levantamento de sanções internacionais a Teerão em troca de limitações e fiscalização do seu programa nuclear.

Numa resposta à retirada norte-americana e à incapacidade dos restantes signatários em o ajudar a contornar as sanções, Teerão deixou em julho de respeitar alguns dos seus compromissos no acordo e ameaça não cumprir outras obrigações se a situação persistir.

O chefe da diplomacia iraniana iniciou uma deslocação diplomática mundial no sábado no Kuwait, antes de se deslocar à Finlândia, Suécia e Noruega, a que se seguirá a França na sexta-feira e a China "na próxima semana", segundo a Irna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório