Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 18 mortos em explosão de camião-cisterna no Uganda

Pelo menos 18 corpos foram retirados do local de um acidente na região oeste do Uganda, onde um camião-cisterna de transporte de combustível explodiu no domingo, noticiou hoje a imprensa local.

Pelo menos 18 mortos em explosão de camião-cisterna no Uganda
Notícias ao Minuto

15:31 - 19/08/19 por Lusa

Mundo Combustível

De acordo com o diário ugandês The Observer, equipas da polícia e das Forças de Defesa Popular do Uganda (UPDF, na sigla inglesa) estão a trabalhar na remoção dos destroços no distrito de Rubirizi.

A polícia suspendeu temporariamente a busca de corpos depois de um novo rebentamento.

A mesma fonte referiu que as investigações preliminares da polícia apontam um fogão a carvão de vendedores de rua como uma das causas para a explosão do camião-cisterna.

Um porta-voz da polícia regional refere que assim que as buscas forem retomadas, o número de mortos "deverá disparar".

De acordo com um comunicado emitido hoje de manhã, a explosão ocorreu no domingo, quando o motorista do veículo que transportava combustível perdeu o controlo e foi embater em dois táxis, provocando também "três pequenas explosões secundárias" de carros que se encontravam estacionados no local do acidente.

Vários estabelecimentos comerciais foram igualmente atingidos pelas chamas.

Os graves acidentes de viação são frequentes na região devido, sobretudo, às más condições das estradas, mas as autoridades do Uganda acusam frequentemente os condutores de excesso de velocidade.

Os acidentes que envolvem veículos pesados de transporte de combustíveis são particularmente perigosos porque as pessoas tentam retirar gasolina dos veículos acidentados e acabam por ser atingidas pelas chamas.

A explosão de um camião-cisterna, em 2013, enquanto vários ugandeses tentavam retirar combustível provocou a morte de 33 pessoas.

Em 2002, 70 pessoas morreram quando um camião-cisterna de transporte de combustível colidiu com um autocarro em Rutoto, no sudoeste do Uganda.

No início deste mês, a explosão de um camião-cisterna na Tanzânia fez 95 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório