Tyler Ivanoff saiu de casa para ir procurar lenha para a lareira. Foi procurá-la a 32 quilómetros de distância da vila de Shishmaref, no Alasca, onde vive. Mas o homem acabou por encontrar algo diferente e especial. Uma garrafa com uma mensagem com 50 anos, escrita por um capitão da marinha russa.
Como dá conta a BBC, depois de abrir a garrafa e retirar o papel com a mensagem, Tyler constatou que esta estava escrita em cirílico. Publicou imagens da garrafa e da mensagem e pediu ajuda para traduzi-la.
“Saudações sinceras! Do barco principal da frota do Extremo Oriente da marinha russa, o VRXF Sulak. Saúdo aquele que encontrar a garrafa e peço que responda para esta morada, Vladivostok – 43 BRXF Sulak, para toda a tripulação. Desejamos-lhe boa saúde e muitos anos de vida e de navegações felizes. 20 de junho de 1969”, pode ler-se na mensagem.
A história da garrafa com a mensagem encontrada por Tyler Ivanoff ganhou proporções cada vez maiores e chegou à Rússia. A estação televisiva Rossiya 1 encontrou o autor da mensagem. O capitão Botsanenko tem 86 anos e não evitou lágrimas de felicidade quando soube que a sua mensagem foi encontrada 50 anos depois.
Inspirado por esta história, Tyler Ivanoff admite estar a pensar lançar a sua própria garrafa com uma mensagem ao mar. “É algo que posso fazer com os meus filhos no futuro”, referiu em declarações à Associated Press.