Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Incêndio na Gran Canária fora de controlo: Milhares de pessoas retiradas

Um incêndio florestal que lavra desde sábado na ilha Gran Canária, em Espanha, está fora de controlo, avançaram esta noite as autoridades, detalhando que já queimou 3.400 hectares e obrigou a retirar pelo menos 5.000 pessoas das suas casas, número que entretanto viria a ser revisto em alta para cerca de oito mil.

Incêndio na Gran Canária fora de controlo: Milhares de pessoas retiradas
Notícias ao Minuto

06:25 - 19/08/19 por Lusa

Mundo Espanha

O presidente do Governo das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, disse, numa conferência de imprensa, que o fogo não está dominado e que a situação se manterá pelo menos até quarta-feira, não obstante a ilha dispor do maior dispositivo de combate às chamas que alguma vez teve.

O centro da localidade de Valleseco, onde vivem cerca de quatro mil pessoas, foi evacuado esta noite.

De acordo com o Centro Coordenador de Segurança e Emergências, a população será transferida para a localidade de Teror.

Ao todo, já foram evacuados 40 núcleos populacionais devido ao incêndio.

O fogo chegou ao Parque Natural de Tamadaba, onde, segundo os técnicos, o único acesso está rodeado pelas chamas, impedindo a entrada em segurança de viaturas dos bombeiros.

Além da falta de acessos, as temperaturas elevadas e os ventos fortes têm dificultado o combate do incêndio, que mobilizou no domingo mais de 600 bombeiros e 14 aeronaves e levou ao encerramento de 20 estradas. De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, no combate às chamas estão esta manhã 700 operacionais, com o apoio de 16 aeronaves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório