Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Plano de Trump para comprar Gronelândia alvo de piadas na Dinamarca

Antigo primeiro-ministro dinamarquês recorreu às redes sociais para troçar do presidente norte-americano.

Plano de Trump para comprar Gronelândia alvo de piadas na Dinamarca
Notícias ao Minuto

11:32 - 16/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Presidente dos EUA

A notícia foi avançada primeiro pelo Wall Street Journal, que cita diferentes fontes, e está já a marcar a atualidade: aparentemente, Donald Trump é há já algum tempo um empresário fascinado com a Gronelândia, ao ponto de ter pedido a conselheiros da Casa Branca que analisassem a possibilidade de adquirir a Gronelândia.

Gronelândia é um vasto território 'gelado' que integra a Dinamarca mas que funciona como região autónoma.

Situado entre o Atlântico norte e os oceanos árticos, o território conta com potencial e é tido como a maior ilha do mundo, excluindo a Austrália (que engloba a maior parte do continente conhecido como Oceania).

O presidente dos Estados Unidos terá questionado conselheiros sobre a possibilidade de os Estados Unidos adquirirem a ilha em diversas reuniões e jantares da Casa Branca.

O território onde vivem cerca de 56 mil pessoas é uma região do Reino da Dinamarca mas é também considerado um ponto estratégico de defesa territorial para os Estados Unidos. Não por acaso, os norte-americanos patrulham a área a partir da base militar de Thule, situada precisamente na Gronelândia.

Curiosamente, no passado um outro presidente norte-americano, Harry Truman, tentou adquirir a ilha. Foi em 1946 e a proposta foi rejeitada pelos dinamarqueses.

Na Dinamarca, a ideia de Trump tem sido recebida acima de tudo com escárnio. Conta a Reuters que Trump vai visitar Copenhaga em setembro e que, no entretanto, são várias as mensagens a troçar de Trump.

Entre elas está um publicação no Twitter do antigo primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, que escreveu naquela plataforma que "deve ser dia das mentiras... mas fora de época".

Saliente-se que entre as fontes do Wall Street Journal há membros do staff da Casa Branca que acreditam que Trump tem falado bastante a sério, sempre que 'namorou' a ideia de os EUA adquirirem a ilha. Há, porém, pelo menos um que acha que Trump nunca esteve a falar a sério, simplemente porque o assunto nunca foi tocado em discursos de comícios de Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório