Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Al-Qaeda divulga vídeo com 'blooper' do ISIS em guerra de propaganda

Embora partilhem o jihadismo, grupos terroristas são também rivais.

Al-Qaeda divulga vídeo com 'blooper' do ISIS em guerra de propaganda
Notícias ao Minuto

10:40 - 16/08/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Internet

A Internet sempre foi base de recrutamento para o extremismo islâmico, algo que a Al-Qaeda já fazia mas em que o autoproclamado Estado Islâmico se especializou.

Embora os dois grupos terroristas partilhem de várias ideias extremistas, há também rivalidade entre a Al-Qaeda e o ISIS. Tal rivalidade conta agora com um novo momento, um tão sinistro quanto irónico.

Em causa está um vídeo que terá sido captado em 2017 mas que só agora foi divulgado, pela Al-Qaeda, através da Hidayah Media Productions.

O vídeo mostra dois jihadistas a jurarem fidelidade ao Estado Islâmico no Iémen. O vídeo, no entanto, mostra primeiro o jihadista atrapalhado com as suas palavras, ao ponto de precisar de consultar uma cábula. Sendo que depois o mesmo jihadista volta a ser interrompido, agora por um pássaro a cantar.

O vídeo é uma forma de a Al-Qaeda ridicularizar o rival Estado Islâmico, dois grupos que chegaram a batalhar-se na altura em que o Daesh conquistou várias áreas de território no Iraque e na Síria. Entre os vários grupos armados na Síria estava a Al-Nusra, um grupo com ligações à Al-Qaeda. Entre os grupos onde o Estado Islâmico recrutou jihadistas estava precisamente esta Al-Nusra.

Conta o The Telegraph que a Al-Qaeda intitulou o vídeo como 'The Hollywood reality of al-Baghdadi group - Part 2' (isto é, 'a realidade de Hollywood do grupo de al-Baghdadi- Parte 2' - sendo que al-Baghdadi é o nome do líder do ISIS, o mesmo homem que autoproclamou o califado). 

O vídeo é na prática um 'blooper', o tipo de vídeo que geralmente vemos em produções de comédia, em que no final do filme o espectador tem oportunidade de ver algumas cenas falhadas, que ficaram fora da edição da história.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório