Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2019
Tempo
24º
MIN 22º MÁX 26º

Edição

Novo 'Mulan' da Disney arrisca boicote à conta de protestos em Hong Kong

Em causa estão palavras da atriz protagonista.

Novo 'Mulan' da Disney arrisca boicote à conta de protestos em Hong Kong

Nos últimos anos, a Disney tem apostado em revisitar alguns dos seus maiores clássicos de animação, em versões 'live-action'. 'Mulan' é um dos próximos projetos, que já conta com trailer e que deverá ver a luz do dia em 2020.

Em Hong Kong, as últimas semanas têm sido de protestos intensos e consecutivos, na sequência de uma proposta de lei que iria permitir a extradição de pessoas para a China continental. Para os manifestantes, em causa está a defesa do estatuto especial de Hong Kong desde que o território foi devolvido pelos britânicos aos chineses - à semelhança do Portugal e China protagonizaram com Macau.

Os dois temas - 'Mulan' e os protestos de Hong Kong - acabaram por ficar ligados, tudo à conta das palavras de Crystal Liu Yifei, a atriz chinesa escolhida para o papel de Mulan.

Em causa estão palavras da atriz na rede social Weibo, uma plataforma com particular adesão na China.

Em chinês e em inglês, Crystal Liu Yifei deu conta do seu apoio à polícia de Hong Kong.

A publicação recolheu apoio entre seguidores chineses da atriz mas está também a ser alvo de um apelo a um boicote, como dá conta a Variety, um apelo que se tem propagado em redes sociais como o Instagram e o Facebook, cujo acesso é condicionado pelas autoridades chinesas.

A China, como país mais populoso do mundo, tem cada vez mais uma palavra a dizer no mercado cinematográfico internacional. 'Mulan', inspirado numa lenda chinesa, poderá fazer boa figura nas bilheteiras chinesas.

A fação favorável aos protestos em Hong Kong faz, por isso, um apelo que visa mais o resto do mundo. E é em Honk Kong e no Ocidente que a hashtag #BoycottMulan se tem propagado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório