Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Imagens raras do interior da Caxemira que a Índia isolou do mundo

Região é ponto fulcral na tensão entre dois países com poderio nuclear.

Notícias ao Minuto

07:30 - 16/08/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Tensão Índia/Paquistão

Caxemira voltou a tornar-se ponto de tensão entre a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana.

A província de Caxemira,  cujo controlo o Paquistão também reclama, viveu na últimas décadas com um estatuto especial. Porém, após o agudizar da tensão entre a Índia e o Paquistão, Caxemira viu esse estatuto ser-lhe revogado.

As autoridades indianas têm tornado bem notória a sua presença, com forças militares a ocupar as ruas, e cortaram por completo as comunicações. Caxemira é agora uma região isolada do mundo, sem Internet, de circulação condicionada, e com recolher obrigatório.

As imagens que pode ver na galeria são, por isso, de particular teor: foram captadas precisamente por estes dias, em que Caxemira é território isolado (onde viverão cerca de 7 milhões de pessoas).

A tensão entre a Índia e o Paquistão conta com raízes históricas, culturais e religiosas. Caxemira em particular é tema de debate desde que os dois países nasceram, após o fim do domínio colonial britânico - muitas vezes exercido com violência em grande escala.

Saliente-se que Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, e voz de um nacionalismo hindu que tem continuado a crescer, defende há anos o fim do estatuto especial para Caxemira, alegando que impede a sua integração plena com o resto da Índia.

Caxemira está agora isolado e vem agudizar as já historicamente tensas relações entre a Índia e Paquistão, dois países com armamento nuclear.

Nas imagens que pode ver em anexo encontra momentos de protestos, graffitis, feridos a ser tratados, mas também o quotidiano e os olhares de quem, à janela, olha lá para fora ainda na incógnita sobre o futuro próximo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório