Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2019
Tempo
28º
MIN 23º MÁX 32º

Edição

Supremo líder do Irão reafirma apoio aos rebeldes Huthis do Iémen

O Irão reafirmou hoje ao mais alto nível o apoio aos rebeldes Huthis do Iémen, um dia depois de um dos seus responsáveis ter sido recebido pelo supremo líder iraniano, o ayatollah Ali Khamenei.

Supremo líder do Irão reafirma apoio aos rebeldes Huthis do Iémen
Notícias ao Minuto

12:29 - 14/08/19 por Lusa

Mundo Irão

O porta-voz dos rebeldes iemenitas xiitas, Mohammed Abdel Salam, foi recebido na terça-feira por Khamenei, que lhe reiterou o apoio do Irão.

"Declarou o meu apoio à 'mujahidah' (luta) pelo Iémen", disse o supremo líder iraniano, segundo um comunicado divulgado hoje no seu 'site'.

Ao mesmo tempo denunciou os "crimes" da coligação dirigida pela Arábia Saudita, que intervém militarmente desde 2015 contra os Huthis em apoio do governo iemenita.

Khamenei declarou que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (principais membros da coligação), "assim como os seus partidários cometeram grandes crimes no Iémen", criticando a "indiferença do mundo ocidental" face a tais crimes.

Riade e Abu Dhabi "procuram dividir o Iémen", considerou, apelando a negociações para acabar com o conflito.

"Tendo em conta a diversidade religiosa e étnica do Iémen, proteger a integridade do Iémen exige um diálogo interno", disse ainda o supremo líder do Irão.

Os rebeldes controlam a capital iemenita, Sanaa, e regiões do norte e oeste do país.

Nos últimos dias registaram-se combates entre as forças da coligação anti-Huthis em Aden, a grande cidade do sul. Unidades leais ao presidente iemenita Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiado por Riade, enfrentaram a força designada "Cordão de segurança", formada por Abu Dhabi e ligada a um movimento separatista sulista.

A guerra no Iémen desde meados de 2014 já causou dezenas de milhares de mortos e a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório