Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Combate a fogo continua em ilha grega. É um "desastre ecológico"

Os bombeiros gregos continuam hoje a combater um fogo que devasta há mais de 30 horas um dos santuários da vida selvagem melhor preservados na Grécia, a ilha de Eubeia, e as autoridades falam num "enorme desastre ecológico".

Combate a fogo continua em ilha grega. É um "desastre ecológico"
Notícias ao Minuto

11:07 - 14/08/19 por Lusa

Mundo Grécia

O incêndio, que evolui numa frente de 12 quilómetros, não fez mortos, mas obrigou a retirada de centenas de pessoas em quatro aldeias e um convento na ilha de Eubeia, a segunda ilha grega em tamanho depois de Creta, localizada 100 quilómetros a nordeste de Atenas.

"Este é um enorme desastre ecológico numa floresta de pinheiros única", que permaneceu "intacta" até aos dias de hoje, disse o governador regional Costas Bakoyannis.

O incêndio, que teve início numa estrada, na terça-feira às 03:00 (locais, 01:00 em Lisboa), rapidamente espalhou-se sob o efeito das rajadas de vento, da vegetação muito densa e seca do centro da ilha, num pinhal classificado pela sua flora e fauna selvagens.

O fogo provocou a retirada das pessoas nas aldeias de Kontodespoti, Macrymalli, Stavros e Platana, no centro da ilha, e ameaçou a cidade de Psachna durante a noite, disseram as autoridades.

"De Psachna a Kontodespoti e Makrymalli, tudo está queimado. Temos a sorte de não ter sofrido baixas humanas", disse Thanassis Karakatzas, um responsável da proteção civil, à agência de notícias grega ANA.

Cerca de 200 bombeiros estavam no local, ajudados por 75 veículos terrestres, nove helicópteros e sete aviões, de acordo com o serviço de bombeiros grego.

Os gregos esperam hoje quatro aviões de Itália e Espanha para a ajudar a combater o incêndio. A pedido da Grécia, a União Europeia mobilizou os seus recursos do sistema europeu de proteção civil, que tem o objetivo de ajudar nos incêndios florestais na Europa.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), a Croácia também deve disponibilizar meios aéreos para o combate do incêndio.

A Grécia, onde as temperaturas rondam os 40 graus, foi atingida nos últimos dias por uma série de incêndios.

O nível de alerta dos serviços de emergência foi colocado em um patamar muito alto na sexta-feira pelo chefe da proteção civil devido a combinação de temperaturas escaldantes, ventos fortes e seca.

Um bombeiro voluntário foi hospitalizado depois de sofrer queimaduras.

A reserva natural da ilha de Eubeia faz parte da rede de áreas protegidas da Natura 2000 da União Europeia.

No ano passado, mais de 100 pessoas morreram quando um incêndio florestal atingiu uma área costeira a nordeste de Atenas e muito próxima de casas de verão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório