Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Administração Trump: Poema na Estátua da Liberdade refere-se a europeus

O diretor interino dos Serviços de Imigração dos Estados Unidos afirmou que o país quer receber migrantes "que consigam apoiar-se nos seus pés". Declarações estão a ser criticadas pelos democratas.

Administração Trump: Poema na Estátua da Liberdade refere-se a europeus
Notícias ao Minuto

10:42 - 14/08/19 por Fábio Nunes

Mundo Migrações

O poema de Emma Lazarus tem sido um símbolo da imigração nos Estados Unidos desde que foi escrito em 1883. Inscrito na Estátua da Liberdade, que recebeu barcos cheios de imigrantes que chegavam a Nova Iorque e ao Novo Mundo à procura de uma vida melhor, pode ler-se no poema: “Dêem-me os cansados, os pobres, as vossas massas apinhadas que anseiam por respirar em liberdade. A recusa desventurada do vosso porto abundante. Enviem-me esses sem-abrigo assolados pela tempestade. Ergo a minha tocha junto do portão dourado”.

Esta terça-feira, um dos responsáveis da administração Trump decidiu interpretar de uma forma diferente as palavras de Emma Lazarus.

Numa entrevista à CNN, Ken Cuccinelli, diretor interino dos Serviços de Cidadania e de Imigração dos Estados Unidos, frisou que o poema inscrito na Estátua da Liberdade é sobre “pessoas que vêm da Europa, onde tinham sociedades baseadas em classes e onde as pessoas eram consideradas miseráveis se não estivessem na classe certa”.

Anteriormente, numa entrevista à NPR, perguntaram a Cuccinelli se as palavras “Dêem-me os vossos cansados, os pobres” faziam parte do etos (conjunto de costumes e práticas característicos de um povo) americano.

A resposta de Cuccinelli foi sintomática. “Certamente fazem. Dêem-me os vossos cansados e os vossos pobres que conseguem apoiar-se nos seus pés e que não vão tornar-se um fardo público”, sublinhou.

Trump foi questionado sobre as afirmações de Cuccinelli e apoiou-o. “Eu não acho que seja justo que o contribuinte americano pague para as pessoas virem para os Estados Unidos. Acho que estamos a fazer a coisa certa”, frisou o presidente.

No entanto, as declarações de Cuccinelli foram criticadas pelos democratas.

“Esta administração finalmente admitiu o que sempre soubemos: Eles pensam que a Estátua da Liberdade apenas se aplica a pessoas brancas”, escreveu num tweet Beto O’Rourke, um dos candidatos presidenciais democratas.

Outra das candidatas democratas às presidenciais do próximo ano, a senadora Elizabeth Warren, condenou as palavras de Cuccinelli e realçou que “os nossos valores estão gravados na pedra da Estátua da Liberdade. Não serão substituídos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório