Guerra dos abacates no México pode ter sido motivo de massacre

Em diferentes locais do estado de Michoacán foram encontrados 19 corpos. Suspeitas iniciais pendiam sobre o narcotráfico, mas afinal a explicação pode residir na disputa pela indústria dos abacates.

Notícia

© iStock

Fábio Nunes
13/08/2019 16:58 ‧ 13/08/2019 por Fábio Nunes

Mundo

México

Na passada quinta-feira, a polícia mexicana descobriu 19 corpos espalhados por diferentes locais do estado de Michoacán. Nove corpos foram encontrados a pender de uma ponte e outros dez foram encontrados em dois locais distintos.

Tendo em conta a exibição dos corpos na ponte, as suspeitas iniciais incidiram nos cartéis de narcotráfico, que muitas vezes escolhem deixar os corpos ou partes de corpos em espaços públicos que chamem a atenção, enviando assim uma mensagem aos cartéis rivais.

No entanto, a droga não terá sido o que motivou este massacre em Michoacán. Um especialista em narcotráfico disse ao The Guardian que estes homicídios estarão ligados à disputa pela multimilionária indústria de abacates naquela região mexicana.

“O grande imane aqui são os abacates”, afirmou Falko Ernst, da International Crisis Group. A indústria de abacates tornou o estado de Michoacán num campo de batalha e os grupos de criminosos chegam a roubar quatro camiões de transporte de abacates por dia.

“Há pelo menos 20 grupos armados que estão a competir violentamente por territórios e mercados no estado. No entanto, nenhum dos atores foi capaz de estabelecer domínio sobre outros”, acrescentou Ernst.

Cerca de 80% dos abacates exportados do México para os Estados Unidos saem de Michoacán, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas