Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Gibraltar nega planos para libertação imediata de petroleiro iraniano

Um alto funcionário em Gibraltar negou hoje informações de que um petroleiro iraniano apresado em julho perto do território britânico localizado ao sul de Espanha esteja prestes a ser libertado.

Gibraltar nega planos para libertação imediata de petroleiro iraniano
Notícias ao Minuto

15:26 - 13/08/19 por Lusa

Mundo Petroleiro

Segundo a mesma fonte, que não quis ser identificada, a notícia dada pela agência semi-oficial iraniana Fars sobre a libertação do "Grace 1" na noite de hoje é "falsa".

Os britânicos apreenderam o navio iraniano a 4 de julho, acusando-o de pretender entregar petróleo à Síria em violação de sanções internacionais contra o regime de Bashar al-Assad, o que foi classificado por Teerão de ato de "pirataria".

A tensão nas relações entre Teerão e Londres subiu ainda mais quando 15 dias depois da apreensão do "Grace 1" o Irão apresou no Golfo o "Stena Impero", um petroleiro sueco com pavilhão britânico, que acusou de "desrespeito ao código marítimo internacional", numa ação denunciada como "ilegal" pelo Reino Unido.

A autoridade dos portos iraniana indicou hoje ter estado em contacto com a sua homóloga britânica para conseguir a libertação do petroleiro iraniano.

Segundo a agência noticiosa Irna, o chefe-adjunto da Autoridade Portuária, Jalil Eslami, afirmou que o Reino Unido demonstrou interesse em resolver o problema e que se trocaram documentos.

O Supremo Tribunal de Gibraltar deve pronunciar-se na quinta-feira sobre um eventual prolongamento da imobilização do "Grace 1".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório