Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

EUA com míssil similar ao do acidente na Rússia? Perito desmente Trump

O Presidente norte-americano declarou hoje que aprendeu "muito" com a explosão que ocorreu na quinta-feira numa base militar russa, garantindo que os EUA tinham uma arma similar, sendo imediatamente desmentido por um perito respeitado.

EUA com míssil similar ao do acidente na Rússia? Perito desmente Trump
Notícias ao Minuto

06:44 - 13/08/19 por Lusa

Mundo Polémica

"Os EUA aprenderam muito com a explosão de um míssil defeituoso na Rússia", escreveu Donald Trump na rede social Twitter, mencionando o míssil 'Skyfall' e acrescentando: "Nós temos uma tecnologia similar, mas mais avançada".

Mas, pouco depois, o perito norte-americano Joe Cirincione, também no Twitter, escreveu: "Isto é bizarro. Nós [EUA] não temos um programa de míssil de cruzeiro de propulsão nuclear".

Cirincione, que preside à Fundação Ploughshares Fund, que defende uma desnuclearização global, adiantou: "Procurámos desenvolver um, nos anos 1960, mas [o projeto] era demasiado delirante, demasiado inexequível, demasiado cruel mesmo para os anos de loucura nuclear da Guerra Fria".

Segundo os peritos norte-americanos, o acidente da semana passada está provavelmente ligado aos testes do míssil de cruzeiro de propulsão nuclear que a Federação Russa designa por 9M730 'Bourevestnik', uma das novas armas "invencíveis" proclamadas pelo Presidente russo, Vladimir Putin, no início do ano.

A NATO deu a este míssil russo o nome de 'SSC-X-9 Skyfall'.

Quatro dias depois da explosão, que provocou pelo menos cinco mortos, as autoridades russas admitiram na segunda-feira que o acidente esteve ligado aos testes de novo armamento, mas prometeram levá-los "até ao fim".

A base onde ocorreu o acidente, aberta em 1954 e especializada em ensaios de mísseis da frota russa, designadamente mísseis balísticos, está situada perto de Nionoska, no Grande Norte russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório