Duas mulheres norte-americanas saíram para passear com os seus três cães, junto a um lago, num passeio que acabou por resultar na morte dos três animais.
Melissa Martin, que estava com a amiga Denise Mintz, recorreu ao Facebook para contar o sucedido e alertar donos de animais da Carolina do Norte, ou de outras regiões, para os perigos das algas tóxicas.
As duas mulheres saíram com os cães Abby, Izzy e Harpo para perto de um lago, em Wilmington, na passada quinta-feira. Cerca de 15 minutos depois de saírem do local, Abby, um terrier branco, começou a ter convulsões.
Melissa levou o cão ao veterinário de imediato, fazendo-se acompanhar da amiga e dos outros dois cães. À chegada ao consultório, Izzy, o outro terrier branco, começou também a ter convulsões. O animal mais velho, Harpo, um 'doodle' com seis anos, foi o último a mostrar sinais de envenenamento.
As condições de saúde dos três cães deterioraram-se de forma muito rápida e todos morreram horas depois. De acordo com o veterinário, todos tinham sido expostos a uma concentração de cianobactérias letal, ou seja, as algas verde-azuladas presentes nas águas do lago.
Melissa indicou, à CNN, que não havia nenhuma indicação ou alerta no lago para a presença de algas tóxicas, algo que a norte-americana espere que mude com revelação da sua história, uma vez que vários donos de animais fazem caminhadas naquela zona.